Expressões informais

Você quer aprender um novo idioma?

 

 

 

By  | 

Você quer aprender uma nova língua?

Muitas pessoas acreditam que seja um grande desafio aprender um outro idioma. Infelizmente elas tem razão, aprender um novo idioma é, de fato, um desafio intimidador. Talvez por conhecerem muitas pessoas que já tentaram e desistiram, algumas pessoas que querem aprender um outro idioma acabam desencorajadas. Outras pessoas que já tentaram e desistiram talvez digam que é ?mais fácil falar do que fazer? quando o assunto é aprender uma língua estrangeira. E você, deseja aprender outro idioma mesmo assim?

Apesar de ser muito desafiador, o que dizem aquelas pessoas que já tentaram e obtiveram sucesso em aprender um novo idioma? Eu mesmo posso afirmar que sou uma dessas pessoas que conseguiram ter êxito em aprender um novo idioma e a resposta é: “REALMENTE VALE A PENA O DESAFIO DE APRENDER UM NOVO IDIOMA”. A sensação é muito satisfatória. Você não é apenas um cidadão do país onde mora, agora você faz parte de uma comunidade muito mais abrangente. Falar outro idioma é como criar pontes que te permitem ter acesso a lugares que antes seria impossível alcançar. Você poderá conversar com pessoas de lugares distantes, ter acesso a sua cultura, conhecimento e modo de vida. Não que você não possa fazer isso lendo sobre eles em seu próprio idioma, mas agora você poderá pessoalmente conversar com as pessoas e aprender diretamente delas o que quiser saber, o que pra mim é muito mais emocionante. Você não está mais restrito a se comunicar somente com os seus conterrâneos ou com as pessoas que falam o seu idioma materno.

Porquê as pessoas querem aprender um novo idioma?

As razões para querer aprender um novo idioma são variadas. Por exemplo, talvez você esteja planejando viajar para um país estrangeiro e quer conversar com as pessoas na língua delas, dizer pelo menos bom dia, boa tarde, boa noite, meu nome é fulano de tal, moro no Brasil, como você se chama? e etc. Pode acontecer de você ter nascido em determinado país, porém a sua ascendência é de um país estrangeiro onde se fala outra língua e você talvez queira aprender mais da cultura e da língua dos seus pais e avós. Às vezes também alguém da sua família tem um cônjuge que fala outro idioma e você se interessa em se comunicar melhor com tal pessoa. E nesse mundo globalizado muitas pessoas não vivem mais no país onde nasceram e esse pode ser o seu caso, talvez faça parte do seus planos ir morar no exterior e por isso quer aprender o idioma do país de destino. Seja qual for o seu motivo para aprender um novo idioma você tem muito a ganhar.

Existem vantagens adicionais em aprender uma nova língua. Algumas pessoas dizem que além de aprender um novo idioma, elas também desenvolveram outras qualidades valiosas como a humildade e a empatia. Não é incomum alguém que quer aprender um novo idioma passar a entender melhor como se sentem os estrangeiros ou conseguir se por no lugar das pessoas que vão para outro país onde não se fala o idioma delas. Os benefícios de falar outro idioma podem ir muito além disso. É comum quando uma família se muda para outro país, as crianças irem pra escola e assimilarem rapidamente o costume e a língua do novo país em detrimento da cultura e língua dos seus pais. Isso pode criar uma grande brecha na comunicação dentro da própria família. Percebendo isso, muitos filhos procuram mais tarde resgatar a intimidade que tinham com os seus pais por voltar a estudar e aprender o idioma deles para sanar essa distância e estreitar os laços familiares fragilizados, o que consequentemente traz melhores relacionamentos e mais felicidade no círculo familiar. E o quer dizer sobre as oportunidades de emprego que se abrem?

O que pode ajudar a ter êxito em aprender uma nova língua?

O que é preciso para ser bem-sucedido em aprender um novo idioma? Veja algumas recomendações que muitas pessoas que conseguiram ter êxito nesse sentido tem a oferecer:

  1. Motivação. Você precisa de um incentivo ? uma razão para atingir o seu alvo. Alunos com grande motivação geralmente se saem melhor.
  2. Humildade. Os erros são inevitáveis, portando não exija demais de si mesmo, principalmente no início. Procure se divertir ao aprender, ria de si mesmo. Você vai tropeçar muitas vezes, mas faz parte do aprendizado. Ninguém nasce sabendo andar, muito menos correr. Lembre-se, um neném primeiro aprende a engatinhar. Depois com os anos, apesar do tropeços, aprende a andar e por fim corre. Então, lembre-se de que ao começar a aprender um novo idioma você é praticamente um bebê.
  3. Paciência. Os primeiros meses ou anos serão os mais difíceis para você e às vezes você vai sentir vontade de desistir. Mas, vale mencionar que com o tempo vai ficando cada vez mais fácil. Talvez ache que não está fazendo muito progresso até que você para e olha um pouco para trás pra comparar com a época quando começou.
  4. Prática. Procure fazer exercícios com regularidade, isso vai ajudá-lo a se tornar fluente no idioma que está aprendendo. Se possível, pratique todos os dias, mesmo que seja apenas alguns minutos. É como diz certo livro didático: ?Melhor ?pouco e sempre? do que ?muito mas raramente?.?

Outras coisas que podem ajudar

E aí, você acha que está preparado pra encarar o desafio intimidador de aprender um novo idioma? Em caso afirmativo, faça uso das sugestões abaixo que poderão ajudar a turbinar o seu aprendizado de um novo idioma.

  • Cartões de fixação. Cada cartão contém uma palavra ou frase na frente e a tradução no verso. Se não estiverem disponíveis onde mora, você pode montar a sua própria coleção usando um fichário.
  • Áudios e vídeos pedagógicos. Aprenda por escutar o idioma falado de maneira correta. Você vai trabalhar de carro? Por quê você não grava alguns arquivos em mp3 num pendrive ou CD, ou baixe no celular pra ir ouvindo no sistema sonoro do seu veículo enquanto dirige. Vai trabalhar ou estudar usando o transporte público? Use o celular e os fones de ouvido. Leve sempre consigo de um livro de bolso para viagens e leia quando estiver numa sala de espera em um consultório ou durante o intervalo do almoço, etc.
  • Assine a newsletter do nosso site. Um blog de dicas sobre o idioma pode ser muito útil, assine a newsletter do site e receba dicas diárias, como esse site mesmo onde você está lendo esse artigo, se for inglês o idioma que você quer aprender. Todos os dias enviamos um link com um artigo novo com foco em expressões idiomáticas, informais e phrasal verbs com áudio e exemplos em inglês e tradução para o português. Preencha o seu e-mail na caixa ao lado e confirme clicando no botão ‘Me avise’.
  • Programas de computador interativos. Muitos desses softwares de idiomas permitem gravar a voz e comparar a sua pronúncia com a dos falantes nativos.
  • Programas de rádio e de TV. É provável que na região onde você vive existem programas no idioma que está aprendendo, por que não assisti-los ou sintonizá-los para verificar o quanto você consegue entender?
  • Revistas e livros. Não deixe de ler artigos na língua que está aprendendo, certificando-se de que o nível de compreensão seja intermediário, ou seja, não seja nem muito avançado nem muito básico.
  • Vocabulário. Tenha sempre à mão dicionários do português para a língua alvo e vice-versa, quer de papel quer eletrônico. Aumente o seu vocabulário por comparar o português com a língua que está aprendendo.

Algum dia vou conseguir dominar o idioma?

É claro que mais cedo ou mais tarde você vai ter que conversar com alguém que fala o idioma. Mas, não significa necessariamente que você tem que viajar pra fora do país pra conseguir fazer isso. Em vez disso, você talvez possa conhecer e fazer amizade com pessoas que falam esse idioma e moram aqui mesmo no Brasil. Muitas estrangeiros vem para cá, e precisam de ajuda para se locomover na cidade ou se comunicar com órgãos públicos, porque não se oferece para ajudar por acompanhá-los?

De qualquer forma, tenha por alvo aprender a pensar no novo idioma em vez de simplesmente traduzir as palavras e as frases partindo do português. Aprender primeiro sobre os hábitos, os costumes ou a cultura geral do povo que fala esse idioma pode impulsionar o seu aprendizado do idioma. Alguns especialistas em idiomas concordam que não se pode aprender realmente uma língua sem antes entender o padrão de comportamento e os valores da cultura da qual ele faz parte.

Uma dica muito importante: não se sinta desanimado se o seu progresso parecer muito devagar. Afinal de contas, aprender um idioma é um processo contínuo, não há fim. Eu mesmo nunca parei de aprender, há mais de 30 anos estudo e continuo a estudar o inglês. A língua evolui e se desenvolve, parece até um organismo vivo. É como o português, até hoje tenho o costume de consultar o dicionário e aprender novas palavras e expressões. Quanto mais o inglês!

Se você deseja realmente aprender um outro idioma, então prepare-se: você vai embarcar num empreendimento desafiador ? mas que vale muito a pena. Um novo e interessante universo se abrirá diante de você!

“Os limites do meu idioma significam os limites do meu mundo.” ? Ludwig Wittgenstein.

“Aqueles que não sabem nada de línguas estrangeiras não sabem nada sobre sua própria língua.” ? Johann Wolfgang von Goethe.

[nocount]

Anúncio

Pesquisa pública de nomes e sobrenomes

SEU NOME TRAZ FORTUNA E SUCESSO OU VERGONHA E FRACASSO!

Temos nome e somos um nome, é o nosso bem mais precioso, é a primeira pista de quem somos e de onde viemos, é um rótulo de identificação social, uma Marca que levamos conosco a vida toda. Você tem curiosidade em saber a origem do seu nome? O que seu nome representa? Qual o impacto do seu nome na sua vida pessoal e profissional? O que as pessoas acham do seu nome? Acesse Consulta pública sobre nomes e veja a opinião pública sobre seu nome ou sobrenome.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *