O que significa em inglês?

Por que Black Friday? A sexta-feira negra em inglês.

 

 

 

By  | 

Sexta-feira negra em inglês: Black Friday

Black Friday” significa sexta-feira negra em inglês. Hoje quando ouvimos falar da “Black Friday” já imaginamos a loucura de anúncios e ofertas de inúmeras lojas com os seus “super descontos”. Não há como não lembrar das cenas impressionantes do jornal mostrando o frenesi das pessoas quando são abertas as portas das lojas. Dos consumidores disputando aos tapas os produtos mais baratos, principalmente nos E.U.A. onde é possível comprar uma TV de várias polegadas por apenas 200 dólares. Porém, o que significava originalmente a “Black Friday” e como ela se tornou um dia promocional de vendas do comércio em geral?

O que tem a ver a “Black Friday” com o “Thanksgiving”?

Não tem como não falar de “Black Friday” sem falar do feriado de “Thanksgiving Day”. Por quê? Além do Dia de Ação de Graças (ou Dia de Agradecimento) ser um feriado nacional muito popular nos E.U.A. Ele também acontece toda quarta quinta-feira do mês de novembro. Ou seja, geralmente cai na última quinta-feira de novembro. E a “Black Friday” é justamente no dia seguinte. Sempre numa sexta-feira. Nesse ano de 2.017 a “Black Friday” cai no dia 24 de novembro.

A origem do termo “Black Friday” – Porque sexta-feira “negra”?

O termo “Black Friday” já é conhecido e usado há muito tempo nos E.U.A. E a única coisa que tinha em comum com o significado atual era a loucura. Há quem diga que a origem do termo remonte ao dia 24 de setembro de 1.859. Nesse dia especuladores da bolsa de valores, especificamente Jay Gould e James Fisk, tentaram encurralar o comércio de ouro nos E.U.A. Isso culminou na queda total do mercado de ações. A partir daí o adjetivo “black” (a cor preta ou negra em inglês), tem sido anexado a eventos semelhantes. Inclusive ao dia 29 de outubro de 1.929. A terça-feira negra (The Black Tuesday) do colapso da bolsa de valores que marcou o início da Grande Depressão nos E.U.A. Houve também, o “Black Monday” de 19 de outro 1.987, quando o mercado de ações teve a maior queda desde a Grande Depressão.

Em décadas mais recentes, houve indício de que o termo estivesse relacionado ao caos e à agitação em que as cidades americanas se transformavam logo no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. É um costume dos americanos, assim como acontece no Natal, juntar as famílias nessa época do ano. Portanto, esse feriado tem causado muita movimentação de gente nas ruas, nas rodoviárias e nos aeroportos. Isso sem falar nos congestionamentos de trânsito. Para as autoridades em geral, a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças se tornou uma sexta-feira negra. Aí está, por fim, o significado original de “Black Friday” em inglês. Uma sexta-feira marcada pela calamidade pública.

As promoções das lojas na “Black Friday”.

Com o tempo, o comércio percebeu que após o Dia de Ação de Graças era a oportunidade ideal para incentivar e impulsionar as compras de Natal e fim de ano. Aproveitaram então a ocasião e consolidaram essa sexta-feira por promover esse dia com promoções incríveis de loja de varejo. E, desde então, o termo “Black Friday” foi adotado definitivamente pelo comércio e virou o Dia Nacional de consumo com descontos nos E.U.A. De fato, essa tem sido a época mais agitada e de maior faturamento do ano no comércio varejista do país. Mais tarde, outros países instituíram esse dia em seu calendário nacional de promoções de vendas, inclusive o Brasil, dado o sucesso obtido nos E.U.A. Agora, além do Natal, dia das mães, dia dos namorados, e etc., a “Black Friday” é um dos dias de mais sucesso no varejo.

Muitas pessoas todos anos controlam a sua ânsia de consumo reprimido em outras datas do ano. Mas somente para liberá-la com toda a fúria na tão aguardada “Black Friday” e aproveitar as suas infinitas promoções a preços baixos. E você, vai aproveitar as promoções das lojas e os preços irresistíveis para torrar o seu décimo terceiro nessa “Black Friday”? Que tal aquele celular novo? Ou aquela televisão de última geração? Talvez aquele videogame que seu filho pediu de presente de Natal?

What does “Black Friday” mean?

Black Friday” is non-official holiday. The definition or meaning is “the day after Thanksgiving in the US, on which extravagant sales create a frenzy of consumer activity in stores across the country”. Another meaning would be “any day of major financial chaos or disaster; refers specifically to September 24, 1869, when stock speculators attempting to corner US gold trade caused the entire market to crash”. See some examples with Portuguese translation.

How do you say “Black Friday” in Portuguese?

  1. The extremely fast growth in Wall Street has some economists worried that another Black Friday might be ahead if such growth continues unchecked. / O crescimento extremamente rápido em Wall Street tem deixado alguns economistas preocupados de que outra Sexta-feira Negra possa estar à frente se esse crescimento continuar incontrolado.
  2. I hate working in retail on Black Friday — everyone acts like a crazy person! / Odeio trabalhar no varejo da Sexta-feira Negra – todo mundo age como louco!
  3. It was just my luck to be traveling on Black Friday. / Que sorte a minha estar de viagem bem na Sexta-feira Negra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *